quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homenagem a Língua Portuguesa

Em todo o Brasil, o analfabetismo persiste há muito tempo, mas quando o museu da Língua Portuguesa foi aberto, em 2006, numa conjuntura bastante complicada para todas as línguas: a época da comunicação via internet. As contrações popularmente inventadas para poupar o tempo de digitação nos bate-papos na internet se expandiram para a criação de uma linguagem própria que se espalhou por e-mails, mensagens instantâneas, twitter, ect.
O museu existe para estimular um comprometimento da população com a língua e, isso, definitivamente é alcançado. O ambiente mostra autenticidade na maneira que tenta envolver os visitantes, usando muita virtualidade e tecnologia - diferente e muito mais interessante do que qualquer aula de português ou historia- para mostrar algo tão antigo quanto a linha portuguesa.
Em um país onde não existe somente o analfabetismo, mas também o conceito de analfabetismo funcional, um local para abraçar a língua e engajar a população, garantir sua sustentabilidade, é uma coisa fantástica e a freqüência de crianças pode ajudar a transformar os dados tão negativos no que concerne a educação.
São Paulo é tão conhecida pelo seu extraordinário mundo cultural, portanto, nada mais justo que algo tão importante e essencial para a cultura brasileira fosse criado e sediado aqui. Concomitantemente, sendo a maior cidade do país, ela tem o maior numero de analfabetos por município - são mais de 350mil.