domingo, 26 de junho de 2011

Museu da Língua Portuguesa

A marca Museu da Língua Portuguesa se apóia nos conceitos de autenticidade e de significado. Representa uma idéia inédita, ao menos nos países de língua portuguesa, de criar um espaço onde os visitantes podem conhecer não apenas a origem do português como também os principais embaixadores da língua: os músicos e os escritores. Utilizando-se especialmente da música, o museu aproxima, cativa e envia sua mensagem ao visitante.

 A iniciativa é louvável especialmente se pensarmos na enorme quantidade de analfabetos e de analfabetos funcionais no Brasil e na péssima qualidade da educação primária pública. O museu tenta, de maneira interativa e criativa, conquistar o interesse de cada um pelo idioma, interesse que muitas vezes a escola não consegue despertar. E tem ao menos chamado a atenção, uma vez que o Museu da Língua Portuguesa já é um dos mais visitados do País.

Um ponto interessante a respeito do museu foi a escolha do lugar. A Estação da Luz era a principal porta de entrada dos imigrantes em São Paulo, o lugar onde eles tinham um dos primeiros contatos com nossa língua.