domingo, 24 de outubro de 2010

Visto por todos de todas as formas

Sim, o Brasil é criticado, satirizado e desmoralizado pela própria população, por estrangeiros famosos e anônimos e em desenhos vistos pelo mundo todo. O povo até não gosta da imagem que o presidente projeta da população.
Mas, essas mesmas pessoas também enxergam o futebol, que arte para muitos e movimentou a economia do país com muita intensidade logo após a Copa de 2002. A importância da mistura de raças para a criação de uma cultura tão diversificada, que deu origem, por exemplo, ao carnaval como conhecemos hoje em São Paulo e Rio de Janeiro. A arte muito bem representada por Portinari, Aleijadinho, entre outros. A culinária, reconhecida como uma das mais nutritivas do mundo (arroz e feijão), histórica (feijoada) e símbolo (brigadeiro).
Senna, Pelé, Paulo Coelho e voleibol são outros ícones desse país que passou a investir em sua marca com maior intensidade visando Copa, Olimpíadas, turismo, crescimento interno, entre outras coisas.
A população reclama do que precisa ser melhorado internamente, mas uma coisa pode muito bem puxar a outra.
O Brasil tem muita coisa ruim? Tem. Mas também tem muito o que oferecer de bom à população e aos turistas, que querem cada vez mais vir ou voltar.