domingo, 24 de outubro de 2010

A marca Pelé é do Brasil!

Em nossa última aula de Marcas, falamos sobre a construção da marca do nosso país: Brasil!
Falar desse assunto certamente nos traz alguns questionamentos: como é a imagem do Brasil no exterior, como os brasileiros percebem o país, o Brasil é só o país do futebol e do carnaval? E que mal há em ser o país do futebol, por exemplo? E termos o orgulho de dizer: Sim, o Pelé é nosso.

Um estudo de dois especialistas, ingleses, em poder das grifes, Des Dearlove e Stuart Crainer, diz que a marca Pelé poderia atingir US$ 1 bilhão. Tornar-se esse símbolo nacional, foi algo que o Pelé conquistou e chegou ao seu aniversário de 70 anos com a bola toda.

É por isso que, para mim, ter orgulho de ser brasileiro é saber valorizar o que temos de bom em nossa “marca”, como nosso talento no futebol, e podermos usar isso como ferramenta de projeção positiva do Brasil.

Quando eu vejo aquela frase “sou brasileiro e não desisti nunca”, acho que minha vontade é de que nosso povo pare um pouco de reclamar e comece a pensar em tudo que temos de bom.

Parabéns Pelé, 70 anos e um golaço na imagem do Brasil.