domingo, 3 de outubro de 2010

Atributos da Natura

A Natura é um caso interessante e até mesmo curioso, afinal, questionamos: como que uma empresa, com pouco mais de 40 anos, conseguiu tomar proporções de vendas e conhecimento e reconhecimento enquanto marca?
Cada vez mais, as organizações estão vendo que as estratégias de vendas e faturamento não são os únicos pontos que garantem o bom andamento da companhia. A percepção da marca a partir dos seus públicos-alvo é um fator a ser levado em consideração.
E que mostra ter acontecido com a Natura: ser visionária, ver além do empreendedorismo e lucros que o negócio poderia trazer, lá em meados de 1969, quando foi fundada. A preocupação com o que na realidade eu sou e aonde eu quero chegar, levou a empresa a construir uma imagem sólida e única perante aos seus compradores, potenciais compradores e demais pessoas. Todos sabem, conhecem ou tem alguma ideia do que ela é.
Sabemos que a Natura é sinônimo de “Bem estar bem”, brasileira, incorpora elementos e matérias-prima locais. É confortável, refrescante e, acima de tudo, traz as emoções, entra na realidade de cada um de seus públicos – desde consultores, clientes finais e possíveis compradores –, remontando alguma lembrança de cada uma daquelas pessoas. Outro ponto importante: reconhecemos a responsabilidade socioambiental da empresa, a partir da cultura enraizada de sustentabilidade.
Em uma era onde tudo é para ontem, onde as pessoas são tratadas com o um número, se tornar mais próxima a elas, resgatando sentimentos, que no dia-a-dia ficam mais escondidos, a Natura consegue o seu diferencial. Consegue caracterizar e reproduzir um ambiente amigável, confortável, de bem estar e além de tudo preocupado com a natureza. Porém, tanto atributos unidos em um só marca, talvez impactem diretamente nos preços dos produtos. Se bem que o que vale é o “Bem estar bem”.