domingo, 24 de outubro de 2010

Quem salvou quem?


O feito dos mineiros no Chile foi um case de sucesso surpreendente, desde a notícia até o resgate, porém esse espetáculo a parte rendeu excelente frutos para diversas autoridades, meios de comunicação e empresas que focaram em aproveitar cada momento para expor sua marca ou imagem.

Como o jornal USA Today referiu-se ao fenômeno mundial como o "maior reality show jamais visto", os profissionais de Marketing não poderiam deixar de aproveitar para mostrar seus produtos ou imagem para todo o mundo.

A empresa Oakley doou óculos escuros especiais para os mineiros quando saíssem da mina, em contrapartida ela teve um espaço de propaganda monstruosos, que segundo a consultoria de comunicações americana Front Row Analytics teria custado US$ 41 milhões e na verdade sai quase de graça.

A Nasa aproveitou o incidente para mostrar sua marca, seu poder e chegar como uma das salvadoras com sua mega-famosa cápsula Fenix que saiu do quase anonimato para ser conhecida mundialmente.

Os canais e portais de internet ao redor do mundo tiveram audiências e visitas recordes, todos queriam saber notícias dos mineiros, chegam perto de visitas e audiência dos números da Copa do mundo.

No campo político tivemos três personalidades que destacaram nesse acontecimento:
- Presidente Chileno – Estava com a popularidade morna e pelo acontecimento dos mineiros, subiu 11% e chegou no nível mais alto desde que assumiu, 56%.
- O ministro de Mineração – antes apenas 16% sabiam seu nome e passou a ser identificado por 51% das pessoas e com maior nível de aprovação entre todos.
- Presidente da Bolívia – Evo Morales foi até o Chile para falar com o mineiro boliviano, o único não chileno, e aproveitar o momento para seu rosto aparecer no mundo inteiro.

Portanto percebemos que os mineiros além de serem salvos, também salvaram os políticos e ajudaram outros também.

Vitor Rangel