domingo, 3 de outubro de 2010

Sustentabilidade

A mitigação dos efeitos negativos causados pela exploração desordenada do meio ambiente é tema que deve estar impregnado na estratégia e no discurso das empresas.
Pioneira no conceito, e dotada de uma cultura já consolidada, a Natura trabalha ativamente, desde seu nascimento, na melhoria contínua dos seus processos produtivos, incorporando cada vez mais tecnologia limpa e consumindo casa vez menos recursos não-renováveis.
Como exemplo de ações, a Natura foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar produtos com refil, diminuindo assim em 30% o uso de matérias-primas. Mais recente, elaborou um programa de incentivo à reciclagem, que mobiliza suas consultoras para que se tornem agentes de transformação local. Essa iniciativa estimula o recolhimento, no momento da visita aos seus clientes, das embalagens já utilizadas, que são direcionadas às cooperativas de reciclagem.
O equilíbrio da relação homem-natureza está intrinsecamente ligado às soluções de problemas que atingem a todos, e nesse aspecto a Natura assume posição responsável, que deve servir de referência para os que estejam comprometidos com a construção de uma sociedade melhor.