sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Brasil além do futebol e carnaval

Uma pesquisa feita em Londres, pela revista Lero, fez a seguinte pergunta: “Qual é a primeira coisa que lhe vem na cabeça quando você ouve a palavra Brasil?”. Confirmando em dados o que já temos em mente, as respostas foram futebol com 51%, carnaval com 20%, país exótico e tropical com 9%, violência com 7% e outros com 13%.
Não é contestável a alegria que esses estereótipos nos trazem, mas o Brasil também deveria ser conhecido como a 8ª maior economia mundial a taxas de mercado e câmbio (segundo o FMI e o Banco Mundial). Além disso, é exportador de produtos com alto grau de desenvolvimento tecnológico, tais como aeronaves, automóveis, produtos eletrônicos, além de “commodities” como ferro, aço e soja. É pioneiro nas pesquisas de petróleo em águas profundas, desenvolve submarinos e é um dos poucos países que enriquece seu próprio urânio (Fábrica de combustível nuclear, em Resende). Enfim, a lista de coisas para orgulhar-se da nossa nação é grande.
Felizmente o Brasil parece começar uma política de valorização desses nossos outros atributos. Entre os preparativos para Copa do Mundo de 2014 está um ambicioso projeto que, em dez anos, pretende dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o país. Trata-se de um comercial (dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles), que será exibido por 6 meses em mais de 100 países, feito sem apelar para os velhos clichês do futebol e carnaval, e sim destacando nossa riqueza e modernidade. Esperamos que essa campanha norteie futuras iniciativas, e que essas ajudem a consolidar uma nova imagem a qual faz jus nosso grande país.