domingo, 20 de março de 2011

NOVIDADES NO VESTIBULAR DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ

Coincidentemente eu trabalho em uma Faculdade muito tradicional e gostaria de falar sobre isso na discussão sobre educação universitária.
As Faculdades Oswaldo Cruz foi iniciada em 1965 e mantém suas instalações quase intactas (sem muitas mudanças) e muitos de seus funcionários têm mais de 40 anos de trabalho nessa casa.
Mas esse ano de 2011 eles precisaram mudar algumas coisas para atrair novos alunos, além de seu Nome tão conceituado, principalmente nos cursos de Química, Engenharia e Farmácia, e essa mudança partiu do Processo Seletivo, em que foram disponibilizadas várias bolsas de estudos com percentuais atrativos, processo de entrevistas agendadas, cédulas de desconto enviadas pelos Correios e novos cursos, mas ainda assim queriam atingir um público muito maior e para isso participaram pela primeira vez, do Vestibular Social, voltado para estudantes das classes D e E. Fez muito sucesso esse novo processo seletivo e esse número de estratégias para atrair estudantes de todas as classes, os dias de matrículas foram lotados e houve até choro na portaria do prédio por estudantes que perderam os prazos.
No último mês, o departamento de marketing teve outra sacada para preencher as vagas remanescentes e disparou malas diretas promocionais, convidando ex-alunos, desistentes ou repetentes e que não tinham mais estímulo para voltar. Os "ex-alunos" que voltarem até o final deste mês, terão um atendimento diferenciado e também um percentual de desconto para fidelizá-lo até o fim do curso escolhido.
Acho que é muito difícil para Faculdades tradicionais e quase sempre com mensalidades caríssimas, se manterem em alta nesse novo mercado universitário, mas ainda assim muitas vezes o nome conhecido somado a alguma estatégia de marketing, a disputa torna-se bem concorrida.