quinta-feira, 3 de março de 2011

A Devassa Santinha

Nesta semana a cervejaria Devassa lançou sua nova campanha publicitária com ninguém menos que Sandy, a mocinha que foi rotulada por muito tempo como uma menina pura, criada por pais rigorosos, que não deixavam ela comer nem um háburguer até os 18 anos. O slogan da campanha é: "Todo mundo tem seu lado Devassa".

Por um valor de R$1 milhão esta cervejaria esta utilizando a imagem de boa moça que Sandy tem no mercado brasileiro para fazer uma alusão que até as pessoas mais "boas e comportadas" tem seu lado devassa, que no caso significa que até essas pessoas bebem cerveja. A utilização da imagem da Sandy também tenta acabar com uma rejeição que parte dos consumidores tem com o nome da cerveja, que pode ser entendido de maneira pejorativa.

Mas o que esta cervejaria não calculou foi a exposição que Sandy tem no mercado nacional e todas as entrevistas que a boa moça deu aos meios de comunicação, inclusive uma que esta circulando na internet com a nova garota propaganda da Devasse declarando que não bebe cerveja (nem com álcool, nem sem álccol) porque não suporta o sabor da cerveja e que prefere bebidas mais doces.

Foi uma boa tentativa que a devassa fez para tentar dar uma reviravolta no conceito que o consumidor tem em relação a sua marca, mas a ideia pode virar contra seu idealizador, pois numa época que a grande maioria dos consumidores tem acesso as notícias e se depara com a garota utilizada para quebrar alguns paradígmas declarando que não bebe cerveja, por detestar o gosto da mesma, tudo que foi construído pelos publicitários como conceito a ser passado pela propaganda pode (neste caso deve) cair por água.