terça-feira, 3 de julho de 2012

Harley Davidson – inovar é a estrada correta a seguir


Inovar está no centro da construção das principais marcas da atualidade. Se fizermos uma pesquisa rápida entre à população com certeza algumas das marcas mais citadas serão a Apple e o Google, ambos investidores pesados e frequentes em novidades. Com essa filosofia de trabalho de construção e manutenção da imagem de suas marcas, os dois exemplos vêm se destacando na pesquisa da Interbrand, que anualmente estabelece o ranking das marcas mais valiosas do planeta.

No caminho contrário está aquela que é, provavelmente, a principal marca de motocicletas da história: a Harley Davidson. Impactada pela crise de 2008 e há muito tempo sem inovar naquilo que oferece para o seu público extremamente cativo e ao mercado que a admira, a construtora de motos teve perdas consideráveis de destaque no ranking da Interbrand em 2009 e 2010, perdendo 43% e 24% do seu valor em comparação com o período anterior, respectivamente. Em 2011, a marca ficou na 100ª colocação, isto é, duas posições para trás em relação ao ano anterior.

Por isso, os executivos da Harley Davidson decidiram focar seus esforços na marca mítica que a empresa possui para tentarem salvar os negócios. Para conseguir retomar a estrada correta, a mais glamourosa marca de motocicletas terá que se basear na inovação como rumo certo a seguir. Sem isso, ela ficará somente no saudosismo dos apaixonados pelos veículos barulhentos de duas rodas.