terça-feira, 3 de julho de 2012

Experiências de luxo


De maneira geral, proporcionar experiências únicas, entretenimento e nova linguagem são as três principais tendências do mercado de luxo para 2012. Depois de ser percebido com mais naturalidade pela população brasileira em geral (consumidores desses produtos e serviços ou não), o ramo da economia busca firmar-se entre o seu público específico.

Participar e se divertir

Para garantir a fidelização dos clientes, cada vez mais, as marcas terão que fazer com que eles sintam-se parte da empresa, mas de forma leve, divertindo o consumidor. Um exemplo desse tipo de ação foi da marca de sapatos Jimmy Choo, que criou uma gincana em Londres para apresentar sua primeira coleção de tênis. Durante a ação “Catch a Choo”, os seguidores da marca nas mídias sociais viam que um par de tênis tinha feito check-in em algum lugar da cidade e o primeiro a chegar no local recebia o produto.

Nova linguagem para o luxo

Um dos pontos-chave desse mercado é a diferenciação. Ou seja, tudo aquilo que ele adota e que se torna parte da cultura de massa deve ser transformado para que só os clientes dessas marcas “tenham” essas qualidades. Por exemplo, atualmente, palavras como “autêntico”, “artesanal”, “vintage” e “único” são parte do luxo, mas já estão ganhando tons do popular. Elas terão que se transformar em algo como “precioso”, “raro” e “sagrado”, por exemplo.

Diferenciação pelo estilo

Por fim, as marcas de luxo devem melhorar o que oferecem e proporcionar experiências memoráveis aos seus consumidores. Um exemplo claro disso é a britânica Alfred Dunhill, que recriou uma loja com artefatos e peças de suas primeiras coleções. O complexo de três andares garante aos visitantes uma experiência completa de compras, jantar e beleza, com um bar e café, uma sala de cinema, alfaiataria, área de produtos em couro, SPA, barbearia e um clube de cavalheiros.