sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reputação e Coerência

O mundo digital possibilitou a globalização e com isso, as grandes corporações se abriram não só para os seus clientes, parceiros e fornecedores, mas praticamente para o mundo todo. Não cabe mais o discurso perfeito e uma prática que não condiz com os princípios filosóficos pregados pelos líderes dessas empresas.

As empresas social e ambientalmente responsáveis precisam praticar atitudes éticas em que o respeito à comunidade seja o seu grande diferencial. O sucesso dessas corporações passa, sem dúvida nenhuma, pelo reconhecimento dos consumidores e o apoio dos seus colaboradores.

Esse é o grande desafio entre a reputação dessas empresas e a coerência. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, influenciando muito na preferência tanto de investidores como de consumidores.
Hoje, não há mais espaço para corporações que têm como objetivo apenas a maximização de capital e de riquezas.

Esse é o novo quadro do mundo moderno: consumidores mais informados e exigentes, empresas assumindo seus papéis sociais e ambientais e um mercado cada vez mais competitivo.

Lembrando sempre que o mundo em que vivemos não é apenas herança deixada por nossos antepassados, mas também nos é emprestado pelas gerações futuras.

Pensando nisso, as corporações precisam investir muito na construção e reputação de suas marcas, mas nunca se esquecendo da coerência de suas atitudes, agregando os verdadeiros valores à imagem de suas marcas. Quem sabe assim, poderemos entregar aos nossos netos um mundo um pouco melhor do que aquele que recebemos das gerações passadas.