sexta-feira, 6 de maio de 2011

A diferença da teoria para a prática

Hoje em dia é comum assistirmos comerciais ou nos depararmos com produtos de empresas que se dizem “ECO” ou que prezam pela sustentabilidade e pela responsabilidade social. Mas o discurso é fácil de ser dito ou publicado, o difícil é transformar esta teoria em prática na sua totalidade.

Porque ser “Eco” e ter uma empresa sustentável ou com preocupações sociais não é ter um produto com materiais ecológicos ou recicláveis apenas para estar inserido neste contexto de “empresas verdes”. Para ser uma empresa que aplique esses conceitos no seu dia-a-dia é necessário fazer uma reestruturação drástica em sua cultura e na de todos os seus funcionários, e isso tem que ser aplicado em sua totalidade, não só apenas na confecção de um produto, dentro de centenas que a empresa disponibiliza para seus clientes.

Uma “empresa verde” tem que ter sua linha de montagem ou fábrica aplicando 100% o conceito “ECO” para poder falar que realmente é uma empresa que respeita o meio ambiente. E isso não é fácil de ser alcançado, pois até pouco tempo atrás não nos preocupávamos com estes conceitos e ficamos “viciados” em atualizar os recursos naturais de forma abusiva, com muitos desperdícios e sem a preocupação de como estes processos agrediam o meio ambiente.

Atualmente os consumidores estão um pouco mais atentos com os produtos que consomem, de que forma eles são produzidos e que materiais são utilizados para fazer o mesmo. Então todas as empresas estão se movimentando para estar inserida neste contexto e com isso ter uma menor rejeição dos consumidos responsáveis.

Talvez num futuro não muito distante todas as empresas entendam que ser ECO ou sustentável não é apenas um conceito para vender mais produtos e sim uma metodologia ou cultura que tem que ser aplicada em sua totalidade para que no futuro nossos netos e bisnetos possam ter um mundo com os mesmos recursos naturais que dispomos atualmente.

Mas como as corporações em sua maioria visam os lucros sem ter muita preocupação em como eles serão alcançados, ainda vivemos um período em que o discurso (teoria) fica muito distante da realidade (prática). Então você que é um consumidor responsável não se iluda com um comercial bonito que diz que empresa tal é ECO, pesquise o histórico desta empresa, dos seus produtos e de suas fábricas para não comprar “gato por lebre”.