quarta-feira, 11 de maio de 2011

Petrobras, Itaú e Bradesco estão entre as marcas mais valiosas do mundo

Foi divulgada nesta segunda-feira, dia 09 de maio, um relatório da Millward Brown, afirmando que três empresas brasileiras estão no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.


A Petrobras ocupa a 61ª posição no ranking BrandZ Top 100, valendo US$ 13,4 bilhões, o equivalente a R$ 22 bilhões, com um crescimento de 39% em relação ao ano passado. A estatal do petróleo é a marca mais valiosa da América Latina.


O banco Itaú aparece pela primeira vez no ranking, ocupando a 90ª posição, com um crescimento de sua marca em torno de 29% em relação ao levantamento anterior, chegando ao valor de US$ 9,6 bilhões, o equivalente a R$ 15,5 bilhões.


Já o Bradesco ocupa o 98º lugar, com US$ 8,6 bilhões, o equivalente a R$ 13,8 bilhões. O número representa um aumento de 15% em comparação com o ano de 2010.


A Millward Brown, responsável pelo relatório, é uma agência americana de pesquisa líder mundial especializada em publicidade, comunicações de marketing, mídia e brand equity. A agência justifica a presença das marcas brasileiras no ranking mundial devido “a robusta expansão da economia do Brasil” e o otimismo em relação ao comprometimento do governo com o combate à inflação e com projetos de melhorias sociais.


Algumas marcas brasileiras que não entraram na lista das 100 mais valiosas, mas que se destacaram no ranking da América Latina, foram a Natura, com sua marca avaliada em US$ 4,6 bilhões e as cervejas Skol e Brahma, produzidas pela AB inBev.


Segundo a pesquisa, a marca mais valiosa do mundo, atingindo o topo do ranking, foi a Apple, com um valor estimado de US$ 153 bilhões, aproximadamente R$ 246 bilhões, superando inclusive o Google.


Mais uma boa notícia para a imagem do nosso país, valorizando ainda mais a “marca Brasil” e nos enchendo de orgulho e expectativa de que num futuro bem próximo, todo esse sucesso dessas marcas possa ser revertido em emprego, salários dignos e melhores condições de vida para a nossa população.