sexta-feira, 1 de julho de 2011

O simulador da paixão nacional


Abafado, colorido, sonoro, emocionante, contagiante... estas são as sensações preferidas da maioria dos brasileiros, vividas ao menos duas horas por semana, ao vivo ou pelas ondas do rádio e da televisão. Aí se encontra a essência do futebol nacional, a qual se torna o significado do Museu do Futebol, instalado, estrategicamente, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, explorando suas instalações e a própria estrutura concreta da construção.
Ali é possível assistir cenas inesquecíveis de jogos antigos, comentadas por personalidades, ouvir narrações historicamente importantes, experimentar a emoção de uma torcida na arquibancada, conhecer, de maneira descontraída, a história do esporte no país e relembrar a trajetória das conquistas da seleção verde-amarela mesclada aos acontecimentos políticos e culturais, além de desvendar a origem e significado dos termos futebolísticos, e, ao final, sermos convidados a testar nossa prática no assunto, jogando uma partida em campo virtual ou chutando ao gol.
Após percorrer todas as salas é impossível não admitir que esteja concentrada naquele local a autenticidade do povo brasileiro, marcada por ídolos nacionais, exemplos de cidadãos, que modificaram seus destinos por meio do futebol. O que acaba se transformando no sonho de muitos meninos e na marca de um Brasil que é repleto de talentos e vontade de crescer.