sábado, 2 de julho de 2011

Das estrelas à Língua Portuguesa


“As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
E em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
Entre gente remota efidicaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
(...)”

O fragmento da epopéia Os lusíadas, de Luís de Camões, explora de maneira poética a saga dos portugueses por águas desconhecidas, a fim de encontrarem novas terras, muitas vezes, guiados pelas constelações, as quais quando vistas num céu limpo e iluminado faziam brotar a esperança de uma futura conquista e a segurança em alto mar.
Este mesmo cenário estrelado pode ser contemplado, de forma lúdica, numa espécie de “Planetário da Língua”, no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. No entanto, as estrelas são palavras e assim que elas surgem no “céu”, da instalação, ouvimos sua pronuncia, o que nos embala numa viagem fabulosa a uma melhor percepção da nossa língua, que só chegou ao Brasil por ter sido guiada por essas mesmas estrelas.
Durante o passeio podemos conhecer melhor a formação e história da língua, de que maneira ela faz parte do cotidiano de seus usuários e como é apropriada pelos brasileiros, em seus diversos sotaques. Também é possível brincar com a formação das palavras e seus significados.
Todo o ambiente dá propriedade e gera coerência a adoção da língua portuguesa no Brasil, assumindo um valor inestimável à formação dos jovens para além da sala de aula, uma vez que todo brasileiro deveria saber o porquê se comunica neste idioma, sendo esta parte de sua identidade e marca de sua nação.