A avaliação do design de marca é algo complexo exige diversas estratégias e principalmente
Com esse pensamento nosso grupo foi atrás para descobrir quais ações de design da marca dois clubes paulista, São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista, fazem para se destacar e ganhar dinheiro.
Foram analisados 12 tópicos diferentes e a disputa foi feita como uma partida de futebol. Cada time teve seus “gols” merecidos, a equipe do Corinthians tem momentos brilhantes e de extrema maestria como:
- A torcida: 30 milhões de torcedores, fanática pelo time e com uma escola de samba ente as melhores do país.
- A alma: a fidelidade e a paixão de seus torcedores são indiscutíveis.
- Design: a maneira como o clube se posicionou desde sua queda para a segunda divisão em 2007 teve uma repercussão brilhante com as famosas frases: “Eu nunca vou te abandonar” e “Louco por ti Corinthians”.
Já o time do São Paulo soube administrar o jogo com organização e tradição:
- Produtos: Possui uma diversificação de ganhos produtos e serviços além do futebol excelente: Tour no Morumbi, Passaporte tricolor, Marketing Champions, etc..
- Mascote: Mantendo a tradição o São Paulo nunca trocou seu mascote desde sua criação pelo jornal Gazeta esportiva.
- Brasão: A equipe paulista só coloca os títulos mundiais, onde no estatuto do clube determina que as estrelas do Brasão são apenas as mais importantes e títulos locais e regionais não podem contar.
O resultado final da competição foi surpreendente, pois apesar de a equipe do Corinthians ter uma nação de torcedores fieis e melhorado muito suas estratégias desde sua queda para a segunda divisão em 2007, a tradição da equipe do São Paulo, a transparência e organização das ações de design de marca foram cruciais para ganhar o jogo. Portanto parabpens equipe do Morumbi, porém continue seus esforços, pois a Republica Popular do Corinthians está logo atrás.
Vitor Rangel