O emprego dos conceitos de gestão de marcas e reputação
é cada vez mais evidente na construção de marcas pessoais. Artistas,
esportistas, empresários e demais personalidades aplicam os princípios de branding na gestão da imagem e das
carreiras, sobretudo diante das novas condições de exposição adotadas pela
sociedade moderna, seja pelas condições facilitadas de divulgação proporcionadas
pelas mídias sociais digitais, ou pelas próprias tendências sociais que
valorizam a reputação construída a partir daquilo que ‘se fala sobre ela’.
Ao se avaliar a construção da marca pessoal do
piloto Rubens Barrichello, nota-se que há a percepção dos envolvidos neste
processo de que marca é o que se diz sobre você, e não necessariamente o que
você diz que é. Nas palavras de Marti Neumeier em “The brand gap: o abismo da marca”, cada pessoa cria sua própria
versão da marca, uma vez que a sua construção é uma percepção íntima de uma
pessoa em relação a um produto, serviço ou empresa – ou ainda, uma
personalidade, no caso de construções de marcas pessoais.
Ao se adotar a imagem coletiva construída sobre
a carreira esportiva de Rubens Barrichello, como a de um piloto que correu
muitas provas, mas ganhou poucas vezes, a marca pessoal do esportista torna-se
autêntica, o que facilita a interação das pessoas com tudo aquilo que se
relaciona sobre a vida e a carreira do piloto. Este é o tom que permeia a comunicação
de Rubens Barrichello, seja em entrevistas e depoimentos pessoais, como também
em institucionais ou patrocinados.