No seminário sobre marca país EUA, vimos o quanto o país trabalha para fortalecer sua marca e o quão valorizada ela é. Com uma "estratégia" imperialista, os Estados Unidos recebe milhares de turistas e tem uma excelente imagem, apesar de crises e alguns "atropelos" pelo caminho.
Mas e o Brasil? Será que estamos no caminho certo? Com a chegada da Copa e Olimpíadas em nosso país, estamos sem dúvida mais expostos para os outros países, porém uma recente pesquisa realizada pelo I-Group, mostra que a percepção que as pessoas têm em relação ao Brasil ainda é bem diferente do que gostaríamos. Eles monitoraram a marca Brasil em oito diferentes países: Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, França e Itália para entender como os usuários de internet desses lugares enxergam o Brasil:
- Para o argentino, Brasil é sinônimo de: Futebol, Férias, Música
- Para o espanhol, Brasil é sinônimo de: Festa, Futebol, Prostituição
- Para o americano, Brasil é sinônimo de: Sexo, Luta, Religião
- Para o francês, Brasil é sinônimo de: Música, Cultura, Futebol
- Para o italiano, Brasil é sinônimo de: Futebol, Sexo, Praia
- Para o português, Brasil é sinônimo de: Música, Criminalidade, Programação televisiva
- Para o inglês, Brasil é sinônimo de: Pobreza, Futebol, Sexo
- Para o alemão, Brasil é sinônimo de: Ecoturismo, Violência, Futebol