A Coca Cola lidera a tabela da Interbrand de “100 Marcas globais mais
valiosas” há 12 anos consecutivos. Durante esse periodo Wall Street ruiu,
paises entraram em falencia, a crise global iniciada nos EUA destruiu milhares
de empregos e o FMI continua
tentando concertar o que até entao era indistrutivel e certo.
Mas esta não foi a primeira crise que a marca enfrentou. Criada em 1886
nos EUA, no mesmo ano em que a estatua da liberdade era erguida em Nova Iorque,
a Coca Cola passou a ser um outro grande símbolo americano. Da sua origem até
hoje, venceu vários reboliços economicos grandes, sem encerrar seu ciclo de
vida como se é tradicional em marcas antigas de consumo. Um grande exemplo
disso está na historia da companhia que durante a grande depressão economica(
Crise de 29), estava ampliando seu
mercando, iniciando vendas um ano antes , nas Olimpiadas de Amsterdã. Nesta
mesma época lançava embalagem six-pack e mulheres de porta em porta instalando
gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola.
Hoje a Coca Cola Company esta presente em mais de 200 países e responde
por mais de 400 marcas de bebidas não alcoolicas. Sendo que 4 destas então
entre as 5 mais consumidas no planeta: Coca Cola, Coca Light, Fanta e Sprite.
Possui consumidores nos mais remotos cantos do planeta. Além disso, como uma
das vertentes de sua fortaleza, intensifica sempre mais a aquisição de
importantes marcas presentes em vários paises. No Brasil um dos exemplos mais conhecidos
e polêmicos foi a compra do Guaraná Jesus. Bebida líder de venda no mercado do
Nordeste Brasileiro.
Com uma linha de produtos em
franca expansão e um consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que
não se acomoda e enxerga em cada esquina uma nova oportunidade de crescimento,
continuando sempre a caminhar em um patamar de marca independente da economia
global.
Não só é a marca mais valiosa do mundo como merece ser extremamente
estudada por todas as outras marcas que desejam sobreviver tanto tempo e um dia
chegar a ter o mesmo sabor de
vitória que só a Coca Cola tem.