terça-feira, 5 de julho de 2011

Museu da Essência de um Povo

Espetacular a forma como se apresenta o Museu da Língua Portuguesa... E incrível a diversidade e a quantidade de situações que trazem a história de uma língua, a mais bonita, mais complexa e mais completa Língua Portuguesa!
Um espaço que traz diversos lugares do Brasil, nos leva a uma viagem ao mundo nos apresentando diversos dialetos e objetos que fazem parte dessa história e tudo isso traz aos que se permitem conhecer, uma identidade mais clara e cria um vinculo maior com essa nossa cidade tão acolhedora, que e São Paulo!
Alem desse museu e ainda o Museu do Futebol, SP ainda traz outros tantos lugares que nos levam a essa viagem interna e ao conhecimento de nossa própria história, individualmente nos trazendo a nossa identidade Brasil. Lembrando de falar da marca Brasil, acredito que esse será um dos principais itens para fortalecer esse grandioso, esse gigante...sempre. Cultura e educação e o inicio de tudo.
"A língua e um organismo vivo que varia conforme o contexto e vai muito alem de uma coleção de regras e normas de como falar e escrever." Ataliba T. de Castilho

sábado, 2 de julho de 2011

Das estrelas à Língua Portuguesa


“As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
E em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
Entre gente remota efidicaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
(...)”

O fragmento da epopéia Os lusíadas, de Luís de Camões, explora de maneira poética a saga dos portugueses por águas desconhecidas, a fim de encontrarem novas terras, muitas vezes, guiados pelas constelações, as quais quando vistas num céu limpo e iluminado faziam brotar a esperança de uma futura conquista e a segurança em alto mar.
Este mesmo cenário estrelado pode ser contemplado, de forma lúdica, numa espécie de “Planetário da Língua”, no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. No entanto, as estrelas são palavras e assim que elas surgem no “céu”, da instalação, ouvimos sua pronuncia, o que nos embala numa viagem fabulosa a uma melhor percepção da nossa língua, que só chegou ao Brasil por ter sido guiada por essas mesmas estrelas.
Durante o passeio podemos conhecer melhor a formação e história da língua, de que maneira ela faz parte do cotidiano de seus usuários e como é apropriada pelos brasileiros, em seus diversos sotaques. Também é possível brincar com a formação das palavras e seus significados.
Todo o ambiente dá propriedade e gera coerência a adoção da língua portuguesa no Brasil, assumindo um valor inestimável à formação dos jovens para além da sala de aula, uma vez que todo brasileiro deveria saber o porquê se comunica neste idioma, sendo esta parte de sua identidade e marca de sua nação.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O simulador da paixão nacional


Abafado, colorido, sonoro, emocionante, contagiante... estas são as sensações preferidas da maioria dos brasileiros, vividas ao menos duas horas por semana, ao vivo ou pelas ondas do rádio e da televisão. Aí se encontra a essência do futebol nacional, a qual se torna o significado do Museu do Futebol, instalado, estrategicamente, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, explorando suas instalações e a própria estrutura concreta da construção.
Ali é possível assistir cenas inesquecíveis de jogos antigos, comentadas por personalidades, ouvir narrações historicamente importantes, experimentar a emoção de uma torcida na arquibancada, conhecer, de maneira descontraída, a história do esporte no país e relembrar a trajetória das conquistas da seleção verde-amarela mesclada aos acontecimentos políticos e culturais, além de desvendar a origem e significado dos termos futebolísticos, e, ao final, sermos convidados a testar nossa prática no assunto, jogando uma partida em campo virtual ou chutando ao gol.
Após percorrer todas as salas é impossível não admitir que esteja concentrada naquele local a autenticidade do povo brasileiro, marcada por ídolos nacionais, exemplos de cidadãos, que modificaram seus destinos por meio do futebol. O que acaba se transformando no sonho de muitos meninos e na marca de um Brasil que é repleto de talentos e vontade de crescer.

Museu do Futebol

São Paulo é, ao lado do Rio de Janeiro, o principal pólo de futebol do país, que não por acaso é o país que tem sua marca associada ao futebol. Nada mais coerente que a cidade tenha um museu voltado para este esporte. O museu está ancorado nos conceitos de significado, por marcar uma posição estratégica, e de autenticidade, por ser claro quanto aos seus valores, seu mercado e sua diferença competitiva.
O museu destaca-se pelo caráter moderno e interativo, sendo capaz de atrair todas as camadas sociais e culturais, todos os gêneros, todas as idades, exatamente como o futebol no Brasil. Trata-se de uma marca forte e bem construída.