quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A NATUREZA DA NATURA

A Natura hoje é uma empresa consolidada em sete países da América Latina e também na França. No Brasil é líder no mercado de cosméticos e está presente na cabeça da maioria da população como marca referência. Sendo natureza definida como a essência dos seres. A natureza da Natura, é construída com alguns atributos base como:
QUALIDADE - Seus produtos são sinônimos deste adjetivo segundo os consumidores, que fazem esse tipo de associação inclusive de forma automática.
INOVAÇÃO - Uma empresa líder tem obrigação de estar sempre inovando.Esta é a melhor tática para defesa do marketing share.
NATURALIDADE – Esse é um dos maiores atributos da marca. O próprio nome da marca já remete a este atributo que a Natura sabe usar muito bem.A empresa hoje é sinônimo de brasilidade, e isso ajuda muito a imagem da empresa,tanto no mercado interno como no externo.
SUSTENTABILIDADE – A Natura tem sua marca ligada diretamente com projetos de para preservação de biodiversidade.O que ajuda a imagem dele frente ao consumidos que cada vez mais se mostra preocupado com essa questão.
COMPROMISSO COM A VERDADE – Hoje é muito fácil se queimar no mercado e falar a verdade, ser uma empresa transparente independente da situação que ela se encontre, se tornou uma obrigação no caminho para o sucesso de qualquer marca.
Acredito que a principal essência da Natura não vem de seus produtos e sim dos atributos listados acima, que fazem da natureza da Natura um exemplo a ser preservado por todas as empresas.
Ricardo Machado Lemos Borges

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Nossos planos de estudo sobre marcas

Nosso objetivo aqui será discutir a importância da marca como valor patrimonial da empresa. Para isso, tentaremos identificar os principais pontos para o seu gerenciamento e posicionamento.
Um dos assuntos de nossa empreitada é o intenso relacionamento das marcas com seus públicos. Não há como pensar em marcas sem pensar em profundos relacionamentos. 
Também contemplaremos a participação da comunicação e do marketing na construção e fortalecimento da cultura das marcas na sociedade contemporânea.
Destaco como conteúdos de estudo: as diferenças entre marcas, a influência da conjuntura econômica, as históricas de marcas globais, o apelo das marcas regionais, a percepção da sociedade de consumo sobre a força das marcas, a estética na criação da imagem de marcas, a promessa e experiência das marcas, a publicidade e a transformação das necessidades de consumo refletidas na conduta das marcas.